10 de maio de 2009

Nilmar Lage


A galeria do teatro Zélia Olguin se despede neste dia 10, da exposição individual do jornalista e fotógrafo Nilmar Lage.

Foram três trabalhos voltados para as questões de detalhes do dia-a-dia. Detalhes que passam despercebidos ou incomodam, em função da pressa na vida hodierna.

Só um olhar mais detalhista para trazer a galeria a beleza de uma feira ou as gotas de chuva e recados espalhados pela cidade por anônimos. Só um artista para provocar tão nitidamente os visitantes. Digo isto em relação à série “Sufoco”, onde o próprio fotógrafo se insere na obra demonstrando um pouco mais de si e interagindo explicitamente com o público.

As expressões e reações do público eram diversas, impossibilitando descrever todas. Em especial, lembro-me de uma senhora que reconheceu o túmulo de um parente em uma das fotos de “Sufoco”. Ela ficou surpresa e emocionada pela coincidência, pela gama de lembranças que vieram à tona ao ver a lápide. Lembro-me também de outro visitante que ao ver as fotografias, deu meia volta. Havia sentido aversão aquela série, mais uma das emoções possíveis.

Essa exposição deixou uma lição: os detalhes são riquezas que não possuem valor real diante essa efemeridade alimentada por grande parte deste shopping global.

Como há sempre uma segunda chance, para quem ficou de fora, deixo aqui o link do vídeo da performance “Sufoco”, cedido carinhosamente pelo artista.

Vale à pena conferir também:

http://porolhos.zip.net/ e http://www.flickr.com/photos/nilmarlage/



Há todos um belo e estranho dia..

Zé Vinícius, valeu pela colaboração no post. Coloca na conta.



3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nilmar Lage disse...

Talita, obrigado pelo carinho e pelas belas palavras sobre meus trabalhos...
Nilmar Lage

Jomaira disse...

Legal!